Skip to content

Retro

Archived

13 replies · 1,235 views

This is an archived legacy thread. Replies are closed, but the discussion is preserved.

Senhores, um pouco antes do natal, eu e o Renato recebemos a encomenda que fizemos ao meu amigo que mora na Inglaterra e está de férias no Brasil: O Retro Box Set. Assim, gostaria de compartilhar minha visão sobre essa caixa, após ouví-la. Entretanto me aterei aos CD Club, Live e Bonus, pois os demais têm apenas músicas que estamos carecas de ouvir!

CD Club:

Confusion - Uma grata surpresa. Com roupagem nova (a faixa é a mesma do novo single), a música ganhou os ares do novo milênio e mereceria ser lembrada nas atuais pistas de dança (Mais uma versão pro Renato gravar na fita da Confusion que ele ouve no carro).

Paradise - Já conhecida do Audio Galaxy, a versão é interessante.

Regret - Bom remix mas que perdeu o foco. Tem elementos que poderiam tê-la feito tão boa quanto a Fire Island mix. Destaque para a gaitinha (muito legal!).

Bizarre Love Triangle - Nada de novo (Substance).

Shellshock - nada de novo (Best Of).

Fine Time - nada de novo (Single).

1963- 95 - idem

Touched By the Hand of God - (Best Of)

Everything is Gonna Green - (Substance)

Blue Monday 95 - (Single)

World in Motion - (Single)

Here to Stay - Não achei muito legal no início, mas as coisas já mudaram. É fantástica. Novos elementos neste mix.

Crystal - (Single)

Opinião geral: Bom

CD LIVE:

Ceremony - Puta que pariu, essa é do caralho. Quando a qualidade da gravação é boa, esta música é quase imbatível.

Procession - Também maetrial inédito e muito bem gravado. Um tesão!

Everything - Muito lôca! Melhor do que a do Taras.

In a Lonely Place - Uma viagem. Essa vale ouvir tomando todas!

Age of Consent - Parecida com a do BBC Live. Interessante!

Elegia - Boa versão. Qualidade do som boa.

Perfect Kiss - BBC Live. Eles podiam ter pego outra versão que desse o devido valor aos teclados que estão muito baixos.

Fine Time - A grande surpresa! Infinitamente melhor que a versão do Reading. Profissional!

World - Essa música nunca me entusiasmou ao vivo! Ela é tão sintética que a versão que eu mais gosto é a do Remix Perfecto.

Regret e As It is When it Was - Reading 93. Eu preferia que fossem versões mais bem gravadas e de outros shows, uma vez que estas versões estão disponíveis no Europe e Electronic Ecstasy. A qualidade do som é exatamente a mesma, ou seja, não fazem diferença.

Intermissio By Alan Wise / Crystal - Essa é bem legal e as forçadas do Alan Wise são divertidas. Vale a pena!

Turn My Way - Sohow que marcou o retorno em Liverpool, tem sua importância Histórica e a qualidade do som é boa (melhor que os MP3 do show).

Temptation - Puta que pariu! Quando ouço a versão do Reading 98, perfeita, fico me dizendo: "Essa é a mlehor versão ao vivo da música", mas essa daqui, apesar de não ser tão "limpa" tem umas diferenças que são um tesão!

Opinião geral: O melhor CD da caixa. Material dispensável mas no meio de pérolas do NO.

CD Bonus:

Temptation 98 - Legal ter na caixa mas a qualidade não é melhor, e nem poderia ser, que o mp3 disponível.

Transmission Live - Deveria estar no disco ao vivo ao invés das dispensáveis As It Is When It Was, Perfect Kiss ou Regret.

Such a Good Thing - Entendo que o Barney exigiu esta música no CD Bonus para dar mais uma chance para ela. Eu concordo. É um tesão de música e não teve êxito porque foi lançada como B-side do World in Motion, quando deveria ter sido ao contrário. Para quem não tem o single, é uma ótima.

Theme from Best & Marsh - Leia-se Best & Marsh. Não sei o que quiseram dizer com Theme. Enfim, é um tesão de música e, como já disse, o segundo melhor B-side do NO depois de Player in the League.

True Faith Pink Noise Morel edit - Well, é divertido mas...

Run Wild original mix - Poucas diferenças efetivas da versão do álbum mas relamente é mais interessante. É o tipo da música que poderia ter sido trabalhada pela gravadora.

The Perfect Kiss (do video) - Puta que pariu! Vale o CD inteiro! Com comentários do pessoal antes e depois da música da uma vontade filha da puta de ter presenciado a gravação! Porém, ficamos só com o gostinho que dura dias e dias mesmo sem ouvir de novo. Qualidade do som, impecável!

Elegia full Version - Digamos que eu não me entusiasmo muito com 17 minutos de Elegia. Ouvi porque tinha que ouvir e não é a música que ouviria todos os dias. Além do mais, não traz novos elementos, é apenas uma repetição quase sem fim dos trechos que formam a versão do álbum. Mesmo assim é legal (claro!). Vale por ser uma raridade.

Opinião geral: Ótimo CD.

Opinião Geral da Caixa:

Olha, eu preferiria a caixa com todos os singles que era o projeto inicial com um bônus CD que incluísse o material que vale mais a pena desta que foi lançada. Seria a perfeição. Entretanto, a caixa é bonita, tem um excelente encarte, muito material para os fãs e é muito mais do que qualquer um de nós esperaria há alguns anos atrás. Portanto, comprem e não reclamem como eu estou fazendo.

Abraço,

0 likes

esqueceu da let´s go de 2 min. o que é que vc achou dela? eu não entendí a necessidade de colocar só 2 minutos...

0 likes

Vou repetir aqui o que já falei no fórum em inglês: o box poderia ser melhor, mas não chega a ser um desapontamento. Eu poderia fazer melhor, qualquer um de nós poderia, mas o negócio não é tão ruim uma vez que se pega o box na mão e se ouve o dito cujo.

Antes do "Retro" ser lançado todo mundo estava metendo pau (eu inclusive) e agora que todo mundo (ou quase) já tem o box, as reclamações praticamente acabaram. A primeira impressão foi exagerada e errônea.

0 likes

Originally posted by almanso esqueceu da let´s go de 2 min. o que é que vc achou dela? eu não entendí a necessidade de colocar só 2 minutos...

Eu não assisti o filme, mas deve ser o trecho um trecho que eles gravaram para o próprio. A música é legal e o arranjo é um pouco diferente. Gostaria que utilizassem esse arranjo com vocais. Seria a perfeição. Agora, o animal mesmo é se tivésssemos a versãoo com a letra originail (disponível em mp3) mas com uma qualidade decente. Desculpem o lapso. Ab,

0 likes

Originally posted by Luis > Originally posted by almanso esqueceu da let´s go de 2 min. o que é que vc achou dela? eu não entendí a necessidade de colocar só 2 minutos...

Eu não assisti o filme, mas deve ser o trecho um trecho que eles gravaram para o próprio. A música é legal e o arranjo é um pouco diferente. Gostaria que utilizassem esse arranjo com vocais. Seria a perfeição. Agora, o animal mesmo é se tivésssemos a versãoo com a letra originail (disponível em mp3) mas com uma qualidade decente. Desculpem o lapso. Ab,

A versão que está no box é exatamente a mesma da trilha do "Salvation", só que ao invés de ter 3:44, é cortada por um fade-out aos 2:04. Vai saber porque.

0 likes

Originally posted by Ricardo > Originally posted by Luis> > > > Originally posted by almanso> esqueceu da let´s go de 2 min. o que é que vc achou dela? eu não entendí a necessidade de colocar só 2 minutos...

A versão que está no box é exatamente a mesma da trilha do "Salvation", só que ao invés de ter 3:44, é cortada por um fade-out aos 2:04. Vai saber porque. é isso o que eu não entendo. por que o fade out? qué graça tem colocar uma música desse jeito? é melhor não colocar nada ou colocar outra faixa...

0 likes

Olá Eu recebi a caixa no dia 18 de dezembro e gostaria de falar sobre a faixa bônus ELEGIA. É maravilhosa e diferente da versão do Low Life existem pequenas intervenções que não identifiquei ainda (tentem 3.50 até 3.55 / 6.39 até 6.42 / 9.01 até 9.40 e ao longo da música).Tb é óbvio que os elementos que formam esse linda canção vão crescendo ao longo da versão, o que podíamos perceber rapidamente na versão curta do Low Life. Mas aqui elas são colocadas metodicamente afim de se construir uma verdadeira ode. Por favor quem sabe o que é dito nessas pequenas intervenções escreva ok?

0 likes

ELEGIA Parte 2. Ia esquecendo as intervenções das guitaras econômicas de Barney tb são ótimas principalmente entre os 12.00 até 0s 13.00 minutos

0 likes

Elegia Parte 3 Ahh ia esquecendo as intervenções do Baixo do Peter Hook entre os 13.00 e os 14 minutos tb são ótimos

0 likes

Como meu amigo Luis disse, recebi a caixa antes do Natal mas só agora posso expressar minha opinião. A melhor conclusão de todas é que a London Records não é a Factory!!! Ou, então, a ganância por caça-níqueis desse tipo (que está mais para caça-pounds - e põe pounds nisso!) assolou toda a indústria fonográfica da déc. de 90 e, talvez esse tenha sido um dos motivos da falência da Factory: o respeito pelos fãs (ou pelo dinheiro dos fãs). Senão, como explicar o lançamento quase simultâneo de uma coletânea para quem não tem nada do New Order (o International) e uma caixa para, presume-se, quem é fã da banda? Bem, creio que a explicação já está embutida nessa pergunta: o International é para os "leigos" e o Retro é para os fãs, certo? Acho que não. Analisando a caixa, percebe-se que o que é óbvio não é tanto assim! O CD "Pop" tem o mesmo argumento do International, portanto não é para fãs. Próximo. O CD "Club", que, a princípio, parecia ser o melhor deles, é o mais decepcionante, tanto que fez-me aumentar o respeito que eu já tinha pelo "The Rest Of". Pô, desse CD só se salva a ótima "Paradise" (que, por sinal, já estava disponível em sites de MP3 há uns bons meses atrás!), um bom achado para fãs que só compram músicas em lojas. Agora, colocar o Bizarre Love Triangle do Substance, o Shellshock véio de guerra, a belíssima porém igualzinha Everything's Gone Green, isso é uma piada! E, além de cara, é de mau gosto!!! Próximo. Dizem que todo fã gosta de CD ao vivo. Então eu não posso me considerar fã; e, embora eu concorde com a premissa acima, posso dizer que existem boas canções selecionadas. Porém, por uma questão de opinião, que graça tem escutar músicas de um show que você nem foi? Isso quando o módulo de gravação da mesa é um daqueles de dar medo; ou seja, NA MINHA OPINIÃO, se a música é boa, melhor mesmo é ouvi-la em estúdio, quando todos que dela participaram deram o máximo de si (banda, engenheiros, produtores, técnicos de som, faxineiros, copeiros, etc), sabendo que aquele registro seria o primeiro, a "cara" da música. Não vejo razões "artísticas" para o lançamento de discos ao vivo, a não ser como no caso da "Ceremony" do Still, que é o único registro oficial com o vocal de Ian Curtis. Próximo. O CD bônus é, conceitualmente e na prática, o único deles que é realmente dirigido aos fãs (ué, mas não era pra ser a caixa INTEIRA?!). E isso por que eu só consegui encontrar 5 pérolas, dignas de serem apresentadas aos fãs, mesmo com algumas ressalvas: a Temptation 98 (que já circulava em sites de MP3), a Perfect Kiss do clip (não pela novidade, mas pela ótima qualidade da gravação), a Let's G... (quão bizarra!) e a Elegia (são 17 minutos de enrolação, mas, como já foi mencionado acima, existem passagens excelentes durante a música). Quanto às outras, não são novidades para fãs, não constituem algo de pitoresco, não enriquecem a coleção de ninguém, não me fizeram pensar em apertar o repeat do CD player. Enfim, depois disso, fiquei em dúvidas quanto ao público-alvo do Retro. Seria essa caixa dirigida aos que já tem os 6 álbuns da banda? Aos que tem as 3 coletâneas anteriores, incluindo a de remixes? Aos que tem os 2 ao vivo (BBC Radio One e Peel Sessions)? Aos que tem pelo menos uns 5 singles da banda? Aos que, como eu (e olha que a maioria dos membros deste site tem muito mais), tem pelo menos 30 lançamentos do New Order? Gostaria de poder elogiar ao menos o livreto encartado, mas o teor dos comentários é tão forçado e óbvio que é de duvidar que conseguiram fazer os quatro pararem por meia hora para darem seus depoimentos. Pensando bem, nem a equipe do Peter Saville se salva na composição gráfica. Ah, ora bolas, já perdi tempo demais escrevendo sobre uma brincadeira bem cara, presente de grego, mas aqui vai uma mensagem aos senhores Sumner, Hook, Morris e Gilbert: se a gravadora vos der uma parte dos lucros da venda dessa caixa (é até capaz que não, tamanha a ganância), gastem-na com parcimônia, pois tem uma parte minha, um pobre sulamericano que, por causa dela, ficou sem presente de Natal. Abraço a todos, menos aos idealizadores do engodo chamado "Retro" (piada final: melhor que a chamassem "Vade Retro").

0 likes

Renato,

Se vc tiver a oportunidade de comprar e ler o livro From Joy Division to New Order,vc comprovará as loucuras que Tony wilson cometou.Gastos sem limites com putaria,drogas e estúdios caríssimos.Ele junto com os Happy Mondays acabaram com tudo até com o Hacienda Fac 51 (uma boa idéia!),falência geral.Outra coisa, não havia necessidade do New Order gravar o technique em Ibiza como aconteceu(gastos extras $$$$$)

0 likes

Pior ainda: o Technique não foi gravado em Ibiza! A banda perdeu tanto tempo em festas e deboches que acabou o tempo de estúdio só com algumas bases rítmicas... o resto foi gravado no Real World Studios de Peter Gabriel!

0 likes

[Content deleted by Julio Moura on 1/16/2003 4:22:42 AM EDT]

0 likes

Bom, então o que eu pensava ser (ou parecia ser) "respeito ao (dinheiro do) fã" era mais vacilada mercadológica do Sr. Wilson do que outra coisa. Pois é, mas essa aura de banda cult era um dos apelos mais fortes do New Order, e isso parecia vir da cúpula da Factory. Sabe como é, gravadora pequena, que não lança qualquer coisa a toda hora, cujas bandas não fazem shows a torto e direito por tudo que é lugar do planeta; até pareciam não querer ganhar dinheiro com esse negócio... Isso sim é que é postura, digamos, digna de apreciação. Ora, quantas vezes eu reclamei, no período de 87 a 94, que eu preferia até gostar de bandas como Iron Maiden ou Guns'n'Roses, cujos títulos eram lançados simultaneamente lá fora e aqui no Brasil e, pior, sempre estavam nas gôndolas promocionais das Lojas Americanas ou dos Carrefours da vida. Mas, por um motivo ou outro, pelo menos o Sr. Wilson arrebanhou fãs como eu, que detestam bandas que vivem no "mainstream", superexpostas à mídia. Quanto aos gastos exagerados, diz a lenda (pelo menos até onde eu sei) que os grandes responsáveis pela bancarrota da Factory foram os Happy Mondays, na biliardária gravação do álbum "Yes... Please!", de 91 (aliás, "Sunshine & Love" é arrasadora). Abraço a todos.

0 likes

You're leaving NewOrderOnline

This link goes to an external website we don't operate, which has its own privacy policy and terms.

Destination:
Continue ↗