[black]
Expe wrote:
Eu comprei os dois dvds nacionais. Achei a tradução do Story bem meia-boca... a do VHS de dez anos atrás era melhor.
Expe, apesar de ter comprado antes o "Item" (americano), eu não resisti e comprei também o "Story" nacional... Há mancadas nas legendas, sim, como traduzir o termo "rock" (que aparece como "roque"), ou "Oh, No! Show" (uma tentativa infeliz de traduzir "The N.O. Show")... Mas eu reparei que fora esses e mais alguns detalhes (misturar nas legendas as falas dos entrevistados com traduções daquelas telas negras com frases), há uma fidelidade maior com as falas em inglês, por mais estranho q possa parecer. No antigo VHS nacional, Barney fala "Ian Curtis, nosso ex-vocalista, tornou-se um colecionador", mas o correto é a tradução que aparece agora ("Ian Curtis, nosso ex-vocalista, tornou-se epilético"). Há outros casos, como uma melhor explicitação do episódio em que Ian teve um ataque no carro do Steve Morris (no VHS o Steve fala "Ele atraía as atenções", mas no DVD está como "E isso me deixou muito tenso", que é o correto), ou sobre o sacrifício que ofereceram ao diabo quando falam de "Blue Monday"... Há outros casos que agora não me lembro... Mas para ver como as legendas novas são mais fidedignas às falas do documentário, é só colocar as legendas em inglês, comparar com o som do que estão falando, e tentar fazer uma "tradução mental" simultânea... As legendas só são meio esquisitas porque não foram feitas aqui no Brasil.[/black]

[black]Quanto ao Tom Leão... Pra variar, falando besteira... Foi ele que falou na época do lançamento do box "Heart and Soul" que "Movement" tinha ainda músicas do Joy Division... Isso pra citar UMA besteira em particular sobre JD/NO...[/black]