No documentário do 5 11 aparece a banda tocando confusion no show Apollo 98. Por acaso Barney estava tocando baixo? Pelo menos o som é parecido.
Dúvidas sobre o 5 11
Archived14 replies · 1,054 views
Ainda não assisti o "5 11" (o meu deve estar a caminho, parado na alfândega ou o carteiro roubou) mas dá para dizer que é o Barney que está tocando baixo porque nesta música costumeiramente ele troca de instrumento com o Hooky. Vide também "Pumped Full Of Drugs" e o vídeo de "Confusion".
Na verdade, desde a época do Joy Division eles já faziam isto. Quando tocavam "The Sound Of Music" e "Atrocity Exhibition" ao vivo, o Peter Hook ficava na guitarra e o Bernard Sumner pegava o baixo.
Oh, sim, ele está dedilhando um baixo em "Confusion". Hoje em casa eu assistirei novamente, pois eu tb achei engraçado ele tocar o baixo "rítmico" enquanto Peter Hook está no melódico, claro, e, além disso, essa versão ficou bem "cool".
Lembro muito bem do pumped com barney no baixo.ricardo de onde vc tirou isso que na época do joy eles trocavam de instrumentos?nunca ouvi falar nisso.só sei que ian queria mais um guitarrista na banda pois ele odiava tocar enquanto cantava,a banda quase o forçou a tocar(ou pelo menos tentar tocar).havia até rumores que ele queria a saída do barney da banda.
Originally posted by Love Will Tear Us Apart ricardo de onde vc tirou isso que na época do joy eles trocavam de instrumentos?nunca ouvi falar nisso.
Você quer mesmo saber? Então senta que lá vem estória. Ou seria história? Ou tanto faz? Nunca sei direito.
Bem, tudo começou quando vi o Bernard Sumner com um contra-baixo nas mãos em uma daquelas fotos de ensaio no T. J. Davidson studios. Fiquei imaginando se ele estava realmente ensaiando com aquele baixo ou apenas brincando com ele.
Tempos depois assistindo o video "Here Are The Young Men" reparei que o Barney e o Hooky haviam trocado de posições no palco durante "The Sound Of Music". No meio daquela escuridão toda deu para perceber que eles haviam feito isto justamente para trocarem de instrumentos!
Alguns anos atrás em um outro forum sobre o Joy Division um cara falou que eles também trocavam de instrumentos em "Atrocity Exhibition". Guardei na memória esta informação mas fiquei meio na dúvida.
Eu estava quase abrindo um tópico novo perguntando sobre "Atrocity Exhibition" quando o Benny criou uma pesquisa chamada Best Barney bass line. Não era mais necessário perguntar, estava confirmado.
Sim marcello.Um rítmico e outro melódico.Vou assistir o HTYM para comprovar,eu tenho essa foto do barney em meus arquivos do Joy.
O Ricardo só pra esclarecer sua dúvida: História = fato verídico, acontecimento real. Estória = algo que não aconteceu, mito não comprovado, contos da carochinha...
O Barney toca o que se costuma chamar de "slap bass", ie com o polegar se puxa a corda do instrumento e se larga, provocando um som que os gringos chamam de "slap". Muito popular nas bandas de funk
Por falar em slap bass, lembro que o Peter Hook disse em uma entrevista que tentou aprender uma vez esta técnica com o baixista do A Certain Ratio, mas não conseguiu porque não tinha nada a ver com ele. Deve ser por isto que o Barney acabou fazendo o slap bass em "Confusion".
É interessante notar que nesta música o Peter Hook começa tocando guitarra e lá pro final ele pega um contra-baixo, ficando dois baixos ao mesmo tempo.
O Hooky não consegue ficar uma música sequer sem tocar seu baixo!
Observei uma coincidencia ricardo,naquela foto da sala de ensaio do joy(se pode chamar aquilo de sala,melhor galpão mesmo)o barney tava sentado e em sound of music ele toca sentado pois não alcaçava tocar o baixo em pé hehehehehe.
Originally posted by Ricardo Por falar em slap bass, lembro que o Peter Hook disse em uma entrevista que tentou aprender uma vez esta técnica com o baixista do A Certain Ratio, mas não conseguiu porque não tinha nada a ver com ele. Deve ser por isto que o Barney acabou fazendo o slap bass em "Confusion".
Ricardo, sabe que no meu post eu era para mencionar o Jeremy Kerr? Quanto ao Hooky, é possível que na época do "confusion" ele não soubesse tocar slap, mas quando chegou o "perfect kiss" ele já havia aprendido- p. f. checar o video!
Originally posted by JE SUIS EGG > Originally posted by Ricardo> O Peter Hook disse em uma entrevista que tentou aprender uma vez esta técnica com o baixista do A Certain Ratio, mas não conseguiu porque não tinha nada a ver com ele.
Ricardo, sabe que no meu post eu era para mencionar o Jeremy Kerr? Quanto ao Hooky, é possível que na época do "confusion" ele não soubesse tocar slap, mas quando chegou o "perfect kiss" ele já havia aprendido- p. f. checar o video!
Ei, vocês têm razão! Claramente Kerr e Hook foram da mesma "escola", embora o slap bass esteja presente em quase tudo do ACR, mas, em ambos, o estilo de acompanhamento, a interação com a bateria, as linhas melódicas e a mixagem final (a cargo do mestre Hannett) fazem as bandas tão parecidas, praticamente irmãs, pero cada uma com sua personalidade. Pode-se enumerar outras características semelhantes (como o vocal grave e atrás dos outros canais), mas a principal - e melhor - é o baixo predominante. Pô, o ACR do começo (78-82) é tão legal... pena que viraram um arremedo de Commodores. Acho que só se salva a música "Good Together", do álbum homônimo (1989), que tem a participação do Barney Sumner.