Originally posted by Renato Pinto
> Originally posted by Mauricio Laranjeira> > > > Originally posted by Saville Associate> > Pelo menos eles não correm o risco de se tornarem como o Primal Scream.> > > > Eu até simpatizo com o som deles, mas rock e política... bem, é complicado. Eu não concordo.>
também não concordo, acho que cada coisa tem seu lugar, senão, acaba virando um U2, que em cada novo disco defende uma causa e vive se metendo em política...
Deixem a política para os políticos, não sujem a música com essa ladroagem...afinal, eles sempre ficam ricos e nós não..
Concordo em gênero, número e grau.
Não vejo com bons olhos os artistas que dizem ter "necessidade de passar uma mensagem à sociedade, nas letras". Causas sociais ou socialóides (na maioria dos casos) são pura promoção. Ideológicamente, músicos deveriam ter compromisso somente com a música, óbvio. Assim como os desenhistas com o desenho, os poetas com os versos e prosas, os escultores com a escultura e os artistas plásticos, bem... esses deveriam tentar achar petróleo para desonerar sua produção.
Mensagens pessoais ou impessoais nas letras, como o JD, o próprio NO e outras tantas menos "pedintes", são verdadeiramente (boas) exceções ao raciocínio acima. Dessa forma, por que bandas não produzem mais letras tipo "musique non stop technopop" ou "you're much too young"?
Amigo Renato, sem querer polemizar, a música é uma forma de expressão humana tanto quanto a pintura, a literatura, etc. Assim, pode expressar pensamentos políticos também. Lembre que na época da ditadura a música foi fundamental no Brasil como forma de expressão. Nossa geração talvez não se dê conta desse veículo como forma de militância, mas ela definitivamente é válida.
Quanto ao New Order, eles são melhores fazendo música para diversão com sons originais e melodias excelentes.