Luís Angelo Aracri wrote:
Igor Cerqueira wrote:
Luís Angelo Aracri wrote:
Tem um jornalista, cujo nome agora não me recordo, que andou aparecendo bastante até na mídia divulgando seu livro sobre o "funk carioca" e ele sustenta a afirmação que o "gênero" teria virado cult na Europa como uma espécie de "música eletrônica brasileira"... Isto estaria realmente acontecendo??? 
É o Silvio Essinger. Eu já li o livro dele ("Batidão, uma histório do funk", ou algo parecido), é bem completo e explica bem o assunto. Ele também tem um livro sobre Punk, que eu não li.
Volta e meia eu leio sobre o Malboro tocando tanto em Paris como na Eslovênia, a Tati já fez turnê na Alemanha, os próprios Cansei de Ser Sexy e Bonde do Rolê estão tocando lá fora aproveitando um pouquinho essa maré (mais o Bonde do que o CSS). Enfim, meio que rola sim uma certa onda de "funk carioca" lá fora, mas não sei dizer ao certo a força disso.
Sim, Silvio Essinger, esse é o nome do sujeito... Mas muitos anos antes dele, quando ainda nem existiam os raps "proibidões" e os funks cheios de duplo sentido, o irmão do Herbert Vianna, o Hermano, que é antropólogo, havia escrito um livro sobre esse fenômeno quando era ainda uma coisa bem "underground" (pelo menos para a classe média do Rio), e que se chamava "Rio Funk Carioca". Engraçado esse negócio do Essinger escrever sobre funk e punk, porque quando o vi na televisão pela primeira vez ele disse que o lance dele mesmo é heavy metal... Me soa meio picareta, como o Eduardo Bueno, que é fã de Bob Dylan mas escreveu a biografia "post mortem" dos Mamonas Assassinas antes de ficar famoso com livros sobre a história do Brasil!!!
Tá sabendo tudo sobre funk, né Igor??? 
Eu tenho uma certa admiração pelo funk carioca. O que eu gosto mesmo eh do que chamam de "miami bass" que é tudo aquilo que imita "Planet Rock" (aquele funk que tem um sampler de Kraftwerk). Sempre me interessei por esse tipo de som e acaba vindo alguma coisa de funk carioca no meio. E vcs nunca foram adolescentes Tijucanos, não sabem como se ouve funk nessa faixa etaria por aqui.