Originally posted by Mr. Disco
> Originally posted by JE SUIS EGG> Todas as capas da era "Republic" são fabulosas, exceto "Spooky" (não pela foto, mas pelo arranjo gráfico: aquelas letras góticas são horrorosas!).> A foto do 12" TBTHOG é fantástica, bom trabalho do falecido Trevor Key!
..Engraçado você mencionar isso; na época eu também fiquei intrigado, porque também achei péssima a tipografia, e o Saville é hiper-mega-ultra-expert no assunto. Realmente, ficou sem nada a ver (ou então eu sou mesmo muito lerdo pra compreender a magnitude do trabalho dele). 
Originally posted by JE SUIS EGG
A foto do Suede é bacana... mas é uma foto de um fotógrafo inglês que o Saville tomou "emprestada".As capas dos albums "Coming up" e "Headmusic" também são de Saville com Nick Night, um artista plástico/fotógrafo inglês que tem colaborado com Saville: a capa do Retro é dele!
..É comum o uso de imagens produzidas por fotógrafos profissionais por parte de um designer, já que fotógrafo é pra isso mesmo. O que cabe a Saville é saber como apresentar (ou não) as informações pertinentes ao produto, fazendo uso de fotografias, ilustrações, tipografia, colagem e o escambau pra conseguir o resultado apropriado. É claro que Saville privilegia a fotografia como recurso, mas os créditos do trabalho final ainda são -- merecidamente -- dele. 
..O FAC1 é f**a mesmo. É tão obra-prima que mereceu aparecer no "24 Hour Party People" só pra marcar aquela presença. 
Não estou dizendo que o Saville não possa usar as fotos que quiser, desde que creditadas, como é o caso. Mas o que fica então de seu trabalho?
Vejamos o exemplo de Headmusic:
Foto: Nick Knight
Arranjo gráfico: Howard Wakefield/The Apartment (um estúdio de design inglês)
Saville: Direção de arte
Direção de arte? será que Saville chega bem no final para ficar com a autoria, sem no fundo fazer nada?
Sei que é uma opinião polémica, mas merece uma reflexão...