Skip to content

:truefaith: O Seu Saville Favorito.

Archived

12 replies · 1,073 views

This is an archived legacy thread. Replies are closed, but the discussion is preserved.

Bom, Peter Saville atua como designer nos mais diversos segmentos. Por isso, tá valendo dizer qual o trabalho favorito de cada um, independente de ser capa de disco, ou pôster, ou o que quer que seja..

..Se fosse pra escolher apenas entra as capas do JD/NO, teria de ser "Republic", mas pra mim a coisa mais bonita que ele já fez foi essa daqui:

..Não saberia explicar por que, mas essa capa fez a minha cabeça. :nod:

0 likes

eu gostei bastante do conceito de Republic e todos os singles. meu favorito é Regret. adoro. true faith é o segundo.

0 likes

Todas as capas da era "Republic" são fabulosas, exceto "Spooky" (não pela foto, mas pelo arranjo gráfico: aquelas letras góticas são horrorosas!). A foto do 12" TBTHOG é fantástica, bom trabalho do falecido Trevor Key!

0 likes

Entre os trabalhos para o Joy Division e New Order os meus favoritos são o "Closer" e o "Technique" (album e singles). Aquele tipo de coisa onde a arte gráfica se encaixa perfeitamente com a música que existe dentro. Não vou nem colocar as fotos aqui porque vocês já estão cansados de saber como é.

Mas existe uma outra capa muito bacana de outro grupo, que adorei desde a primeira vez que vi, antes mesmo de saber que era do Saville. Trata-se daquela coletânea de lados-B do Suede chamada "Sci-fi Lullabies".

Os posters da Factory também são todos muito legais, mas os meus preferidos são o FAC 1 (deve ser por causa do tom de amarelo) e o FAC 83 (aquele para comemorar 1 ano de Haçienda).

0 likes

Originally posted by Ricardo Entre os trabalhos para o Joy Division e New Order os meus favoritos são o "Closer" e o "Technique" (album e singles). Aquele tipo de coisa onde a arte gráfica se encaixa perfeitamente com a música que existe dentro. Não vou nem colocar as fotos aqui porque vocês já estão cansados de saber como é.Mas existe uma outra capa muito bacana de outro grupo, que adorei desde a primeira vez que vi, antes mesmo de saber que era do Saville. Trata-se daquela coletânea de lados-B do Suede chamada "Sci-fi Lullabies".Os posters da Factory também são todos muito legais, mas os meus preferidos são o FAC 1 (deve ser por causa do tom de amarelo) e o FAC 83 (aquele para comemorar 1 ano de Haçienda).

A foto do Suede é bacana... mas é uma foto de um fotógrafo inglês que o Saville tomou "emprestada". As capas dos albums "Coming up" e "Headmusic" também são de Saville com Nick Night, um artista plástico/fotógrafo inglês que tem colaborado com Saville: a capa do Retro é dele!

0 likes

Eu adoro a Run 2. Não é ofensa lembra embalagem de algum produto do nosso cotidiano.

0 likes

True Faith e True Faith-94 são as que eu mais gosto.

0 likes

Originally posted by JE SUIS EGG A foto do Suede é bacana... mas é uma foto de um fotógrafo inglês que o Saville tomou "emprestada".As capas dos albums "Coming up" e "Headmusic" também são de Saville com Nick Night, um artista plástico/fotógrafo inglês que tem colaborado com Saville: a capa do Retro é dele!

Jorge, obrigado pela informação. Tenho um interesse recente (e crescente) por fotografia e vou pesquisar mais sobre o Nick Night.

0 likes

Originally posted by JE SUIS EGG Todas as capas da era "Republic" são fabulosas, exceto "Spooky" (não pela foto, mas pelo arranjo gráfico: aquelas letras góticas são horrorosas!).A foto do 12" TBTHOG é fantástica, bom trabalho do falecido Trevor Key!

..Engraçado você mencionar isso; na época eu também fiquei intrigado, porque também achei péssima a tipografia, e o Saville é hiper-mega-ultra-expert no assunto. Realmente, ficou sem nada a ver (ou então eu sou mesmo muito lerdo pra compreender a magnitude do trabalho dele). :shrug:

Originally posted by JE SUIS EGG A foto do Suede é bacana... mas é uma foto de um fotógrafo inglês que o Saville tomou "emprestada".As capas dos albums "Coming up" e "Headmusic" também são de Saville com Nick Night, um artista plástico/fotógrafo inglês que tem colaborado com Saville: a capa do Retro é dele!

..É comum o uso de imagens produzidas por fotógrafos profissionais por parte de um designer, já que fotógrafo é pra isso mesmo. O que cabe a Saville é saber como apresentar (ou não) as informações pertinentes ao produto, fazendo uso de fotografias, ilustrações, tipografia, colagem e o escambau pra conseguir o resultado apropriado. É claro que Saville privilegia a fotografia como recurso, mas os créditos do trabalho final ainda são -- merecidamente -- dele. :nod:

..O FAC1 é f**a mesmo. É tão obra-prima que mereceu aparecer no "24 Hour Party People" só pra marcar aquela presença. :laugh:

0 likes

Originally posted by Mr. Disco > Originally posted by JE SUIS EGG> Todas as capas da era "Republic" são fabulosas, exceto "Spooky" (não pela foto, mas pelo arranjo gráfico: aquelas letras góticas são horrorosas!).> A foto do 12" TBTHOG é fantástica, bom trabalho do falecido Trevor Key!

..Engraçado você mencionar isso; na época eu também fiquei intrigado, porque também achei péssima a tipografia, e o Saville é hiper-mega-ultra-expert no assunto. Realmente, ficou sem nada a ver (ou então eu sou mesmo muito lerdo pra compreender a magnitude do trabalho dele). :shrug:

..É comum o uso de imagens produzidas por fotógrafos profissionais por parte de um designer, já que fotógrafo é pra isso mesmo. O que cabe a Saville é saber como apresentar (ou não) as informações pertinentes ao produto, fazendo uso de fotografias, ilustrações, tipografia, colagem e o escambau pra conseguir o resultado apropriado. É claro que Saville privilegia a fotografia como recurso, mas os créditos do trabalho final ainda são -- merecidamente -- dele. :nod:

..O FAC1 é f**a mesmo. É tão obra-prima que mereceu aparecer no "24 Hour Party People" só pra marcar aquela presença. :laugh:

Não estou dizendo que o Saville não possa usar as fotos que quiser, desde que creditadas, como é o caso. Mas o que fica então de seu trabalho? Vejamos o exemplo de Headmusic: Foto: Nick Knight Arranjo gráfico: Howard Wakefield/The Apartment (um estúdio de design inglês) Saville: Direção de arte Direção de arte? será que Saville chega bem no final para ficar com a autoria, sem no fundo fazer nada? Sei que é uma opinião polémica, mas merece uma reflexão...

0 likes

Originally posted by JE SUIS EGG Não estou dizendo que o Saville não possa usar as fotos que quiser, desde que creditadas, como é o caso. Mas o que fica então de seu trabalho?Vejamos o exemplo de Headmusic:Foto: Nick KnightArranjo gráfico: Howard Wakefield/The Apartment (um estúdio de design inglês)Saville: Direção de arteDireção de arte? será que Saville chega bem no final para ficar com a autoria, sem no fundo fazer nada?Sei que é uma opinião polémica, mas merece uma reflexão...

Você citou um ponto interessante. A função de diretor de arte é muito cômoda e pode ser usada a favor dele também quando as coisas dão errado. Quer ver? Imagine o seguinte diálogo (baseado em comentários reais):

• Cara, você viu a capa do "Preston" que coisa mais horrorosa? Como o Saville conseguiu fazer uma merda destas?
  • Mas ele não fez. A culpa é da Commercial Art que fez o design. Ele foi apenas o diretor de arte.
  • Ah bom, neste caso então tudo bem.

É mais ou menos o que acontece em todas as empresas. Se alguma coisa dá certo, o diretor (ou outro chefe qualquer) leva todas as glórias. Se dá errado, arranjam um subordinado para levar a culpa. :laugh:

0 likes

Olá rapaziada! Se me permitem, gostaria de opinar sobre a questão. Para mim, o melhor trabalho gráfico de Saville é, sem dúvida, a capa do "Round&Round", que é uma derivação do Technique. Não é porque eu acho o New Order e o Joy Division as melhores bandas do mundo, mas ainda não consegui encontrar designer melhor que ele. Existem algumas bandas que realmente dão importância à apresentação gráfica de seus discos e cujo som TAMBÉM é bom (como Fields Of The Nephilim), mas parece que nos últimos anos Mr. Saville está abusando do conceito criado por um jornalista inglês em 84/85, cujo artigo, baseado na obra do designer da Factory, tinha por título "How Cool Is Coldness?". Ou seja, nem tudo que reluz é ouro, mas tem gente que compra mesmo assim. Ah, já ia esquecendo! Como deixar de mencionar capa mais cool de todas: "Closer", lançadora de moda junto às bandas góticas/eletrônicas/industriais da década de 80. Abraço a todos.

0 likes

You're leaving NewOrderOnline

This link goes to an external website we don't operate, which has its own privacy policy and terms.

Destination:
Continue ↗