Skip to content

Classe de 1979

Archived

8 replies · 1,098 views

This is an archived legacy thread. Replies are closed, but the discussion is preserved.

Amigos

Tenho grande predileção por bandas norte-inglesas que fizeram história (e gravaram boas coisas) em 1979 ou alguns dois anos antes, alguns dois depois, tais como, além do JD: A Certain Ratio, Section 25, OMD, Durutti Column, Buzzcocks, Killing Joke, entre outras, não só de Manchester ou só da Factory.

Então, por curiosidade nada relevante, eu vos pergunto: O que vcs acham delas? O que vcs acham da cena musical da época? O que vcs acham do "cast" da Factory dessa época? Alguém aí dispõe de material interessante sobre esse assunto?

Obrigado a todos

0 likes

Cara, não consigo lembrar de ouvir nada desse período... acho que o mais perto que consigo chegar é o fantástico "Low", o clássico do Bowie com influências kraftwerkianas... e um dos discos de cabeceira do JD, rendendo inclusive o nome "Warsaw".

Ah, eu gosto muito de Sex Pistols!! ;)

0 likes

Bem, tenho 3 cds do section 25, tentaram ser uma cópia fiel do Joy division e dançaram.A maior influência da banda era realmente Ian Kevin Curtis,após a sua morte os caras ficaram mais perdidos que Martin "Zero" Hannet.Uma pena gosto de algumas m´sicas como New Horizon e Girls Don´t Count,sendo esta última produzida por Ian.Gosto muito das inflências de ian Curtis, não é à toa que tenho discos de suas bandas e cantores favoritos como Kraftwerk,The Doors,The Velvet Underground,Iggy Pop,David Bowie.O cara mudou muito meu gosto pela música logo eu, um fã de música eletrônica cair nessa de música deprê.Isto tudo foi em 1989.Faz um tempinho já.

0 likes

Desse tempo gosto (77-81)dos: Buzzcooks Stranglers (acho que é assim que se escreve não?) DEVO (eu sei americanos, mas revolucionários) Cure (vcs esquecem que o cure é importante dentro do cenário, tocaram até com a Joy) Echo (idem)
REM (mmuito bão apesar de ser americano) Ramones(pra mim em relação a som e não em atitude mandaram mais que o sex pistols apesar deles não serem britânicos)

0 likes

Sem dúvida foi uma época bastante frutífera para a produção de músicas de boa qualidade. Creio que foi a última revolução do rock, que começou com a cena pré punk novaiorquina/detroitiana (Ramones, New York Dolls, Velvet, Stooges, MC5), passou pela cena punk londrina de 76, chegou à cena pós punk americana (Talking Heads, Blondie) e estendeu-se à cena pós punk londrina (Cure, Siouxsie) e norte inglesa (primeira fase da Factory + Echo, Sisters of Mercy, etc). Eu gosto de todas essas bandas, mas atenho-me por hora em A Certain Ratio e Section 25. Sobre o Section 25, procuro os singles de "Looking From A Hilltop", "Inspiration" e "Dirty Disco", do ótimo álbum From The Hip (84), que conta com a valorosa participação de Bernard Sumner e boas influências de new wave e tecnopop. Do álbum anterior, Always Now (81), cuja produção foi de Ian Curtis e Martin Hannett, pouca coisa se salva, pois a xerox do original (JD) não foi feliz. Quanto ao A Certain Ratio, os melhores álbuns são "To Each" (destaque para a excelente instrumental "Winter Hill") e "The Graveyard And The Ballroom". Produzidos por Hannett e, embora a sonoridade e os vocais sejam bem parecidos com o JD, a aura e a personalidade são próprias da banda e o resultado é grandioso e "atmosférico", mas a irmandade com o JD é facilmente percebida pelo "travamento" rítmico das músicas. Infelizmente, depois de 1983 eles desandaram e começaram a fazer um pop-funk bem safado e descartável. Deles, eu procuro alguém que disponha de qualquer single, show, vídeo ou outro material interessante dessa época. Quem puder me ajudar, agradeço desde já. Para quem não conhece, vale (muito) a pena ouvir os álbuns citados e também a recém lançada coletânea "Early". Abraço a todos

0 likes

Heh, legal. Desses eu gosto do Section 25, mais especificamente do disco "From the hip". Teve um dia que a Metropolitana FM tocou a "Inspiration", achei o máximo pois eu nunca a havia escutado em rádios. Aliás, qual é a boa rádio para se ouvir? Sugestões, por favor.

0 likes

Até pouco tempo atrás existia o Garagem, um programa com produção independente que chegou a rolar na Brasil 2000 e na Mix. Eu o considerava o melhor programa de vanguarda do rock e da música eletrônica; sempre havia (boas) novidades e (ótimos) sons antigos. E o padrão de qualidade era confiável: em quase todos os programas eles rolavam Joy Division (Transmission, LWTUA, Isolation, Disorder, Interzone, fora outras que eu não ouvi mas disseram que rolaram). Por ora, os melhores ainda são as "Dicas do Vinil" (sempre rola algum som inglês), a Kiss FM (102,1) (se bem que tem horas que os caras rolam uns sons psicodélicos-progressivos do início da déc. 70, desses de 15, 20 minutos; deve ser a hora que o DJ vai ao wc) e a Eldorado FM (em determinados momentos dá pra ouvir Cocteau Twins, Portishead, Tricky, Pink Industry, Dead Can Dance e congêneres). Na área electro-tecno, sem dúvida as melhores rádios são a 97 FM e a Metropolitana. Na 97, quase toda a programação é boa, mas os melhores programas ainda são o "Night Sessions" (logo após o excelente "Estádio 97", só com parlatório sobre futebol) e o "Clubtronic", sempre com um DJ convidado. Na Metropolitana, o melhor é o Metromix, sempre tb com DJ convidado - e o programa é infinitamente melhor que os infames CDs que eles lançam com as maiores babas do poperô.

0 likes

Ei pessoal.

Estava assistindo a tv cultura um dia desses e fiquei sabendo da volta da fluminense fm. Essa radio para quem não sabe lançou muita gente boa do rock nacional dos anos 80.E tinha como seu cabeça,nada mais nada menos que meu dj favorito,josé roberto mahr. Esse cara rolava raridades ainda por aqui do new order nos anos 80 e 90.World in motion em 1990 e Regret em primeira mão em 1993, foi emocionante. Em tempos onde não existia internet o programa desse cara era mais esperado que a missa das 6 aqui em recife aos domingos. Nunca mais vou esquecer o dia que zé roberto veio ser dj da boate mais cult de todos os tempos de recife,a Misty.Rolou muito new order e joy division naquela noite,eu tinha apenas 16 anos. Espero que seu retorno seja triunfal para nossa sorte e de quem curte música de primeira linha.

0 likes

Eu gosto muito de "From the hip" do section25.É totalmente sumner.O Barney também produziu o último single do grupo,que data de 88.O OMD tem algumas coisas bem legais,mas às vezes eles exageram na sacarina,bem como na sacarose.

0 likes

You're leaving NewOrderOnline

This link goes to an external website we don't operate, which has its own privacy policy and terms.

Destination:
Continue ↗