...o 24HPP, finalmente!
E para terem idéia do impacto que o filme teve por aqui, o vi num ciclo de cinema chamado "Sucessos 2002"! Uma estória curiosa: eu não sabia que o filme ia ser reposto. Apenas o soube por ter ido ao cinema com minha mulher e ter reparado, por mero acaso, no poster na entrada do cinema. Claro, de imediato disse a minha mulher : "tenho que ver esse filme! O perdi o ano passado mas agora não dá mais! Toda minha vida está nesse filme!"... e foi justo nessa hora que minha mulher reparou na frase brega com que a distribuidora lusa fez publicidade ao filme: em letras enormes no cartaz, por cima da figura de Steve Coogan/Tony Wilson, estava escrito "Sexo! Drogas! Rock n' Roll!". "Jorge, sua vida é sexo, drogas e rock? Porque não me contou isso antes?". Até hoje acho que ainda não a convenci que me estava referindo àqueles discos que, de tanto eu passar em casa, ela já quase conhece de cor... Mas voltando ao filme: Simplesmente A-D-O-R-E-I! E ao contrário do que rola por aqui, não achei que as frequentes "falsidades" em relação ao que realmente sucedeu tenham qualquer impacte na qualidade geral do filme, que NÃO é um documentário, tendo por isso o argumentista toda a liberdade, a meu entendimento, para mudar, omitir ou alterar a verdade. Alguns comentários: -Steve Coogan é genial como Tony Wilson. Juro que por vezes me pareceu estar ouvindo o verdadeiro Tony (se não acreditam vejam o NewOrderStory e comparem. Não a figura, pois físicamente não tem nada a ver, mas a voz, os gestos...)! O fato de ele passar o tempo falando para a camara comentando tudo e todos é, quanto a mim, a idéia mais genial do filme. As constantes referências ao seu trabalho ridículo na Granada TV também estão bem sacadas -O cara que faz de Rob Gretton parece um sósia do verdadeiro. Ficou ótimo -John "511" Simms faz um Barney credível -Já o cara que faz de Hooky é mau de mais! -O mais controverso já sei que é o Ian Curtis. Com a aura que tem o verdadeiro, qualquer actor teria grandes problemas para o interpretar, mas o ator do filme o fez, quanto a mim, muito bem. A dança "epilética" ao vivo ficou muito boa e a voz foi bem bolada -O genérico do filme e os créditos finais estão legais (foram os caras da Central Station Design, responsáveis pelas capas do Happy Mondays, que fizeram. Gostei do fato de o design ser original e nada ter a ver com o look habitual da Factory. Seria fácil usar uma enésima versão do código de cores do PCL ou uma barrinha vermelha por baixo de uma foto de Steve Coogan empunhando uma câmara. Aprende, Saville!)
Com tudo isso, logo no dia seguinte a ter visto o filme fui comprar o DVD. Sim, sei bem que já o havia comprado e o devolvido por a edição portuga (Ricardo poderá procurar no arquivo o post sobre isso, né :D ) não ter quaisquer extras, mas não resisti!